quarta-feira, 6 de junho de 2012

Gaiolas e Asas!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

 

Um comentário:

  1. Rubens Alves afirma que há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Ainda que seja fácil inferir que o atual modelo escolar traz consigo essa contradição, apontar soluções me parece bem menos óbvio. Como Sociedade optamos pela escola formadora e instrumento de controle social, onde podemos canalizar as energias do educando, que insistimos chamar de aluno, para que ele se integre à sociedade e seja produtivo.
    Um olhar um pouco mais aproximado nos permite ver que os educandos não estão sendo cooptados para a gaiola pela escola-prédio nem pela escola-instituição, mas pelo educador. Tenho parte neste latifúndio.

    ResponderExcluir